Descanse em paz, Loukanikos

Retrato feito pela revista Times de Loukanikos

Retrato feito pela revista Times de Loukanikos

Morreu Theodore ou Loukanikos, o anarcão que combateu as forças policiais gregas durante protestos em 2012. Não foi notável apenas pela fofura – valor altamente duvidável – de termos um cão na luta, mas sim por uma idéia sugerida nesta relação. A luta contra a opressão (humana) não é só desta categoria frágil que chamamos de humanos, mas de todas as espécies. Cabe (re)ler Donna Haraway e seu manifesto das espécies companheiras:

Clique na imagem para baixar o manifesto.

A parte da vida de Loukanikos que conhecemos sugere um caminhar na des-hierarquização das relações inter-espécies, especialmente quando a comparamos a sua condição àquela dos cães utilizados pelas tropas de choque. Este deixaram-se ser tomados instrumentos da opressão – do capital, no momento -, são trabalhadores alienados que como recompensa para sua ferocidade direcionada àqueles que lutam por outras condições, recebem jaulas para dormir e ração, um sub-alimento para uma espécie outrora carnívora-onívora, e não me refiro à nutrição, mas ao prazer da comida.

Tomo aqui o livre-arbítrio não como conseqüência do raciocínio humano, uma afirmação falha na medida que nossas próprias escolhas e pensamentos sejam ou possam ser frutos de constructos linguísticos e metafóricos, mas de todos aqueles que tomam ações que tem custos para sí, que requerem rompimento com a inércia comportamental de sua espécie, seja o cão que não se rende aos subornos de uma corporação ou família de classe média, seja o vegetal que nasce nas condições adversas da cidade e cresce rachando o asfalto.

Loukanikos fez suas escolhas e pagou por elas – com feridas no corpo e no pulmão pelo gás lacrimogênio respirado. Entrou para a história e se aposentou quando chegou a hora, indo passar seu último ano com uma família humana, que lhe deu os cuidados até seu último dia, quando o coração parou enquanto dormia num sofá.

Vá em paz, companheiro, que a luta seguirá por aqui.

Anúncios

Sobre Daniel Pires

Sou formado em história e sigo meus estudos no campo de jornalismo, estudando práticas colaborativas. Atuo como professor de história e atualidades em escolas e projetos sociais. Também sou envolvido com arte marcial. Sou shidoshi (professor pleno) na Bujinkan e eterno estudante, sob Michael Simien Shihan. Ver todos os artigos de Daniel Pires

Uma resposta para “Descanse em paz, Loukanikos

Comente e dê voz ao bando!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: